Vendas pelo WhatsApp: o guia definitivo para o seu negócio

Uma coisa é certa: o mundo está cada vez mais conectado e nesse sentido, as empresas que conseguirem aumentar as suas vendas pelo WhatsApp, certamente, terão maior destaque.

Por isso, se você ainda tem alguma dúvida sobre a importância dessa rede social para o seu negócio, saiba que ela possui mais de 120 milhões de usuários ativos mensalmente, fazendo com que o Brasil seja um dos países onde o aplicativo é mais popular. 

Além disso, esse aplicativo é três vezes mais utilizado do que o e-mail.

Isso significa que, em uma plataforma com tantas possibilidades, muitos usuários podem vir a conhecer o seu negócio. Mas, para que isso aconteça, é preciso investir em tecnologias capazes de engajar os seus novos leads e de fidelizar os clientes já conquistados.

E você, já começou a aproveitar esse universo de oportunidades? Ainda não? Então confira agora algumas dicas infalíveis para aumentar as suas vendas pelo WhatsApp.

Leia também: Entenda como investimento em tecnologias de atendimento traz retorno garantido

O WhatsApp no Brasil e no dia a dia dos brasileiros

De acordo com uma pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), o Brasil chegou a marca de 152 milhões de usuários da internet.

Além disso, a pesquisa da Mobile Time aponta que o volume de mensagens trocadas entre clientes e empresas pelo Whatsapp no primeiro trimestre de 2021, cresceu 251% se comparada a 2020.

Nesse mesmo sentindo, segundo o relatório Digital 2022: Brazil, produzido por We Are Social e Hootsuite, o brasileiro passa 29,2 horas por mês no WhatsApp. O que equivale a quase uma hora por dia.

Sendo a plataforma de mensagens o aplicativo com maior tempo de consumo no Brasil.

Ou seja, hoje o WhatsApp ocupa um lugar de destaque na comunicação com familiares, amigos, contatos de trabalho e, sem dúvida, com as marcas. Não à toa, segundo uma pesquisa da Accenture, 83% dos consumidores no país usam o WhatsApp na jornada de compra, seja para descobrir mais informações sobre produtos ou serviços, para realizar pagamentos e, é claro, para conhecer as marcas.

Logo, levando em conta o comportamento atual dos compradores, as vendas pelo WhatsApp deixaram de ser só um diferencial, se tornando também uma necessidade para quem quer vender mais.

A mudança no perfil do consumidor

O novo consumidor exige rapidez e praticidade na hora de tirar dúvidas ou resolver problemas.

Nesse sentido, caso a sua empresa demore muito para resolver um problema simples, além de não conseguir realizar suas vendas pelo whatsapp, ele também pode chegar a perder alguns clientes.

Basta lembrar constantemente que o seu concorrente está sempre a um clique de distância e, se ele for mais ágil que você, certamente os consumidores vão preferir fechar negócio com aquela marca.

Nesse contexto, a conveniência, agilidade e segurança do WhatsApp para o consumidor também podem ser usadas a favor do seu negócio. Isso porque, por meio dele, é possível automatizar o atendimento via chatbots, além de facilitar a comunicação e a agilidade no compartilhamento de informações.

E se o seu cliente já está utilizando o WhatsApp para tirar dúvidas sobre produtos ou serviços, por que não utilizar mesma ferramenta para fazer vendas, criar relacionamentos e finalizar os pedidos?

Por fim, de acordo com uma pesquisa do Opinion Box sobre o uso do WhatsApp no Brasil, 98% dos donos de um smartphone afirmam ter o aplicativo instalado em seus celulares e 86% deles garantem que utilizam essa rede social todos os dias. Além disso, 76% dos entrevistados também afirmam que se comunicam com empresas por meio do WhatsApp e 52% compram produtos e serviços pelo aplicativo.

Ou seja, estamos falando aqui de milhões e milhões de pessoas! E a chegada do PIX e dos pagamentos diretamente pelo WhatsApp vão diminuir ainda mais distância entre o interesse e a finalização do pedido.

Mas, se todos esses dados ainda não te convenceram da relevância da sua empresa estar presente nessa rede social, listamos abaixo algumas vantagens de realizar suas vendas pelo WhatsApp:

  • Maior facilidade de processos;
  • Possibilidade de criar uma conexão com os clientes;
  • Geração de vendas menos robôticas e mais humanizadas;
  • Mais produtividade para os vendedores;
  • Possiblidade de atender mais de um consumidor ao mesmo tempo;
  • Coleta de dados para mensurar o desempenho do atendimento e das vendas na rede social.

Porque vender pelo WhatsApp?

Você já ouviu falar em WhatsApp Business?

Desde que foi criado, em 2017, o Whatsapp Business já mudou a forma de fazer negócio de muitas empresas. E não é para menos, né? Afinal, as vendas pelo WhatsApp Business foram criadas exatamente para ajudar os empreendimentos a terem um contato mais facilitado com seus clientes.

Além disso, quando pensamos na realidade algumas empresas, especialmente as pequenas e médias, o contato via WhatsApp é o que permite que muitos desses negócios possam crescer, alcançar clientes e negociar suas vendas, sem o custo de criar um ecommerce ou manter uma equipe de atendimento.

Além disso, é importante ressaltar que o WhatsApp tem um grande potencial de fidelização.

Principalmente, quando o assunto é aproximar e tornar mais “humano” um contato que poderia ser percebido como mais frio e padronizado se fosse feito por email ou SMS, por exemplo.

Ele também otimiza a produtividade e escala, uma vez que o mesmo vendedor pode dar atenção para vários clientes por mensagem enquanto aguarda uma resposta, o que é algo inviável por telefone.

Por outro lado, quando pensamos na experiência do consumidor, os principais benefícios para os clientes que preferem comprar por essa plataforma incluem, entre outras coisas, a possibilidade de encontrar melhores preços, um processo de compra mais rápido e o acesso a mais informações sobre os produtos.

Como vender pelo WhatsApp?

As principais dicas para quem quer saber como vender pelo WhatsApp são:

  1. Tenha um número exclusivo para a sua empresa;
  2. Use o WhatsApp Business;
  3. Crie catálogos de produtos;
  4. Trabalhe com o WhatsApp Web;
  5. Peça autorização para enviar mensagens;
  6. Prepare ofertas especiais;
  7. Utilize as listas de transmissão;
  8. Tenha um calendário de conteúdos;
  9. Aposte em diferentes formatos de mídia, como fotos, vídeos e gifs;
  10. Faça uso do status do WhatsApp;
  11. Cuide da linguagem e da imagem da sua marca;
  12. Defina o WhatsApp como um canal de atendimento;
  13. Construa sua base de contatos;
  14. Configure o WhatsApp Payment.

Boas práticas para vender na plataforma

Se você quer começar a investi em vendas pelo WhatsApp precisa estar atento a algumas dicas como:


Vai enviar áudio? Seja breve e direto!

Convenhamos: ninguém gosta de receber áudios longos e que dão voltas e voltas para tratar de um assunto que poderia ser resolvido de forma muito mais rápida e direta. E quando o assunto é vendas pelo WhatsApp isso não muda. Portanto, procure ser o mais breve e objetivo possível.

Isso não facilita só a vida do seu cliente, mas a sua também.

Não enche seu cliente de SPAMs:

Diferentemente do que muitos pensam, o spam não se limita apenas a e-mails.

Por isso, otimize sua comunicação e só utilize a plataforma para conversar com sua base de leads. Resista à tentação de enviar mensagens de bom dia, boa noite, com ou sem imagens fofas, gifs de bichinhos e outras comunicações que nada tem a ver com o que você vende e a proposta do seu negócio.

Treine a sua equipe para fazer vendas pelo WhatsApp

Para garantir que toda a sua equipe está por dentro de como vender pelo WhatsApp, invista em um treinamento com profissionais de marketing digital e vendas. Assim, todos os colaboradores estarão aptos para atender os clientes, tirar suas dúvidas e, é claro, gerar vendas.

VoxChat: a plataforma inteligente que vai alavancar suas vendas no WhatsApp

Os seus clientes já estão no WhatsApp. E a sua empresa? Conte com o VoxChat.

Atenda centenas de pessoas ao mesmo tempo e em larga escala, com a nossa ferramenta inteligente. Melhore o atendimento da sua empresa, aumente sua presença digital e potencialize suas vendas no WhatsApp e aumentando sua transformação digital. Tudo de forma simples, ágil e descomplicada.

Descubra o que o Voxchat oferece para o seu negócio:

  • Crie seu Chat-Bot como quiser;
  • Elabore respostas, crie setores e configure o fluxo de atendimento da sua empresa;
  • Faça campanhas de envio em massa, sem a preocupação de bloqueio de seu chip;
  • Garanta a redução de até 98% nas chamadas improdutivas;
  • Múltiplos atendentes para você não perder nenhuma mensagem; 
  • Histórico completo de conversas, solicitações e atendimento; 
  • Transferência de chats, operadores e setores; 
  • Setorização de chats para que demandas cheguem corretamente em cada lugar;
  • Integração com agenda e confirmação de agenda automatizada; 
  • Relatórios, métricas e dashboards; 
  • Mais facilidade para gerenciar o seu atendimento; 
  • Planos personalizados e que se encaixam na realidade do seu negócio;
  • Integração ágil, simples e facilidade!

O WhatsApp é o canal de comunicação favorito dos brasileiros!

  • Existem cerca de 120 milhões de usuários ativos no país; 
  • 86% desses usuários acessam diariamente a sua conta; 
  • 76% deles preferem se comunicar com empresas a partir do aplicativo;
  •  E 52% já compraram produtos ou serviços através dessa plataforma.

O seu negócio pode gerar experiências ainda maiores e melhores

Com VoxChat, você tem uma ferramenta inteligente sem limitação de contatos, números ou atendentes. Estando disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

E ainda conta com:

  1. Suporte especializado;
  2. 100% de automação;
  3. Personalização de fluxos de atendimento;
  4. Configuração simples fácil e rápida!

Entre em contato conosco, conheça nossos planos e saiba mais!

Vendas pelo WhatsApp: por que investir nessa plataforma?

Bom, convenhamos que, se a grande maioria dos consumidores brasileiros não ignoram a praticidade do WhatsApp, por que as suas estratégias de venda deveriam ignorar?

Afinal, independentemente do seu segmento, com certeza, os seus clientes estão lá, do  outro lado da tela, receptivos às mensagens que chegam por meio do aplicativo.

E tem mais: ao comparar as vendas pelo WhatsApp com as vendas de e-mail marketing – outra importante estratégia de negócios – os números são ainda mais impressionantes.

Isso porque os e-mails possuem uma taxa média de abertura de apenas 15%, já o aplicativo de mensagens instantâneas é capaz de alcançar uma taxa de abertura de 100%, contando ainda com um índice de engajamento e interação de quase 80%.

Viu só? A comunicação certa, na hora certa, faz toda diferença para o seu negócio.

E, agora que você já  entendeu a relevância desse aplicativo para os resultados da sua empresa, confira também algumas dicas de ouro para utilizar essa ferramenta ao seu favor.

Leia também: Soluções Omnichannel: Voz e mensageria para otimizar a comunicação da sua empresa

Como aumentar suas vendas pelo WhatsApp?

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que existe uma pessoa real do outro lado da tela, que pode estar suscetível ou não as suas mensagens. Isso vai depender de uma série de fatores que vão desde a forma como você a aborda até o seu estado de espírito.

Portanto, algumas práticas são indispensáveis na hora de aumentar as suas vendas.

Entre elas, destacamos as três mais frutíferas: 

Segmentar uma lista de contatos

Ao realizar o cadastro de um novo lead ou cliente, aproveite para solicitar o seu número de WhatsApp e peça autorização necessária para mandar comunicados sobre seus produtos e serviços.

Depois disso, elabore uma lista segmentada para mandar informações relevantes, como por exemplo, alertas de promoções, campanhas sazonais e informações sobre novos produtos.

Utilize listas de transmissão

Ao fazer uso da lista de transmissão, cada cliente receberá uma mensagem privada. 

Isso significa que você não precisa criar grupos ou mandar mensagens individualmente para cada contato. Na lista de transmissão, você e seu cliente já conversam de forma individual, personalizando o atendimento e melhorando a experiência daquela pessoa.

Estabeleça um cronograma

Como acontece em qualquer outra estratégia de abordagem, ao investir em vendas pelo WhatsApp, você terá potenciais clientes nos mais diversos momentos de compra

Isto é: existirão aqueles que ainda nem conhecem a sua empresa, outros que foram indicados por alguém, os que já estão querendo comprar e também os clientes fiéis, que mantém contato frequente com você e estão sempre prontos para uma nova compra.

Logo, é necessário realizar uma abordagem diferente para cada estágio visando a sua conversão, ou seja, você não pode simplesmente abordar todos os clientes da mesma forma. O melhor caminho aqui, é fazer um cronograma de mensagens personalizadas,

Assim, você conseguirá impactar cada cliente no momento certo para fechar a sua venda.

Por fim, lembre-se também que a comunicação no WhatsApp requer um suporte. 

Com a VoxChat, por exemplo, você pode atender diversas pessoas ao mesmo tempo e em larga escala. Além de melhorar o atendimento da sua empresa, aumentar a sua presença digital e potencializar os seus resultados. Tudo de forma simples e descomplicada. 

Afinal, os seus clientes já estão no WhatsApp. E você, vai ficar de fora?
Fale conosco e descubra quais são as melhores soluções para alavancar o seu negócio!

+ Como a sua empresa pode ter um atendimento humanizado através da telefonia?

Compartilhe em suas redes sociais