O atendimento telefônico da sua empresa é tão importante quanto o atendimento presencial ou digital, isso porque muitos clientes ainda preferem esse modelo de atendimento e esperam encontrar nele, uma solução rápida para seus problemas.
Além disso, se o seu atendimento realmente trouxer o resultado esperado, o cliente deve ficar satisfeito e é mais provável que ele retorne a comprar e indicar sua empresa.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar nesse processo.
Torne seu atendimento telefônico eficiente
Quando um cliente entra em contato com a sua empresa, ele espera que seus problemas sejam resolvidos e suas dúvidas sejam sanadas de forma rápida e efetiva.
E por mais óbvio que isso pareça, muitas empresas ainda negligenciam esse fato em seus atendimentos telefônicos. Seja seguindo scripts ultrapassados ou demorando na linha.
Isso pode ser corrigido com algumas medidas simples, como por exemplo, atender as chamadas prontamente, evitar longos tempos de espera e sempre comunicar ao cliente a necessidade de pausa antes de colocá-lo em espera ou transferi-lo.
Reduza o tempo de espera dos seus atendimentos
Quando o assunto é atendimento telefônico de qualidade, essa dica segue de mãos dadas com a anterior. Afinal, os clientes priorizam a eficiência ao ligar para uma empresa, logo aquele tempo de espera, ouvindo “músicas de elevador”, atrapalha qualquer experiência.
Por isso, aqui vai um questionamento: você já parou para pensar em quanto tempo a sua empresa está demorando para atender cada chamada? Não? Pois então deveria.
Para isso você pode, por exemplo, realizar uma análise de dados em chamadas telefônicas de atendimento para entender os pontos fortes e fracos de sua empresa.
Além disso, contar com auxílio de ferramentas como o discador automático que efetua chamadas de forma autônoma e automatizada, com o objetivo de estabelecer um fluxo de ligações constantes para sua empresa, também pode ser uma ótima alternativa.
3. Aposte em uma comunicação assertiva
Sabemos que chatbots e mensagens de texto podem atender a determinadas solicitações, mas muitos clientes ainda exigem uma abordagem personalizada, centrada no ser humano.
Nesse sentido, existem cinco componentes básicos para uma comunicação clara e humana, isso porque ela deve ser clara, completa, concisa, concreta e correta.
Certifique-se de que o cliente entenda sua explicação ou solução, afirmando-a com clareza.
Descreva a sua explicação de maneira breve e concisa, mas sempre de forma completa e o mais importante, garanta que todas suas falas e afirmações estejam corretas.
Mas lembre-se: um atendimento eficaz não depende somente da sua equipe, mas principalmente das suas tecnologias para garantir a qualidade da ligação, as métricas de um bom atendimento, a gravação de chamadas para controle de qualidade e os KPIs.
Nesse sentido, PABX em nuvem é uma tecnologia essencial para quem quer se modernizar, já que ela permite realizar e receber chamadas remotamente, em qualquer lugar, sem a necessidade de estar fisicamente no escritório ou qualquer ambiente.
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