O SMS Marketing é uma estratégia que vem se mostrando muito positiva quando falamos em vendas. Isso porque a inovação e a interatividade tornam as mensagens personalizadas e incentivam os potenciais clientes a criar um relacionamento mais duradouro com a sua marca.
Grandes empresas como a Coca-Cola, o McDonald’s, a Fiat, a cadeia de lanchonetes Burger King e até mesmo as instituições financeiras já utilizaram campanhas ou ofereceram algum tipo de serviço através de SMS, que pode (e deve) ser usado em todas as etapas do funil de vendas, além de se mostrar presente em etapas relacionadas com suporte e pós-venda.
Afinal, o que é SMS marketing?
O SMS marketing é uma estratégia do marketing digital que consiste no envio em massa de mensagens de texto para os clientes via sms. O objetivo das mensagens podem ser vários. Alguns deles são:
- anunciar oportunidades;
- comunicar mudanças;
- informar sobre atualizações;
- enviar alertas ou recados;
- fazer pesquisas de mercado;
- oferecer cupom de desconto;
- mensagens de aniversário ou de feriados, entre outros.
Motivos para oferecer comunicação via SMS
Existem 5 características que tornam este meio de comunicação mais atraente. Confira quais são elas:
1) Custo: o custo de transmissão, principalmente o SMS, é mais barato que as ligações de voz. As campanhas de SMS marketing tendem a ter melhor custo-benefício quando comparadas com outros meios;
2) Conveniência: o celular permite o recebimento e o envio de texto, vídeo e som em qualquer lugar e a qualquer hora;
3) Imediato: os celulares têm capacidade de armazenamento e facilidade de escrita de mensagens para respostas imediatas;
4) Privacidade: os dados recebidos através do celular mantêm-se privados mesmo quando são recebidos em locais públicos;
5) Ubiquidade: a quantidade de celulares no mundo permite chegar a qualquer tipo de perfil ou consumidor, porque é altamente difundido.
Além disso, hoje em dia, as pessoas gastam muito tempo do seu dia trocando mensagens, lendo e-mails, assistindo vídeos e navegando nas redes sociais pelo celular, o que faz com que elas estejam sempre atentas às notificações do aparelho.
De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, 91% dos brasileiros que possuem smartphones já adquiriram produtos via aplicativos ou sites móveis. Enviar uma mensagem de texto, portanto, é uma alternativa para sua marca aumentar os acessos em canais como site, e-commerce, redes sociais, e também obter sucesso nas vendas online.
Como usar o SMS marketing na sua estratégia de vendas
Como descrito anteriormente, o marketing por SMS é como estratégia de vendas de várias maneiras. Primeiro, as mensagens são usadas para apresentar novos produtos ou serviços a clientes em potencial. Essa é uma ótima maneira de gerar interesse e criar uma base de clientes para sua empresa.
Veja também: Como a sua empresa pode ter um atendimento humanizado através da telefonia?
Além disso, as mensagens podem ser usadas para oferecer descontos ou promoções em produtos e serviços. Essa é uma forma eficaz de impulsionar as vendas e aumentar a fidelidade do cliente. Por fim, também podem ser usadas para coletar feedback dos clientes. Esse feedback pode ajudá-lo a melhorar seus produtos e serviços, o que acabará por gerar mais vendas.
Há algumas coisas que você deve ter em mente ao usar o SMS marketing como estratégia de vendas, como por exemplo:
1) Mantenha suas mensagens curtas e diretas. Ninguém quer ler um longo e extenso discurso de vendas via texto.
2) Seja criativo com suas mensagens. Use imagens, emojis e até vídeos para chamar a atenção e tornar sua mensagem mais envolvente.
3) O tempo é tudo. Certifique-se de enviar suas mensagens em um momento em que seja mais provável que as pessoas estejam disponíveis e possam responder.
4) A personalização é fundamental. Enviar textos em massa que parecem ter vindo de um robô não resultará em muitas vendas. Para isso, reserve um tempo para personalizar cada mensagem para que pareça ter sido escrita apenas para a pessoa que a recebeu.
5) Use uma plataforma de marketing para ajudá-lo a gerenciar seus contatos, criar modelos, automatizar mensagens e rastrear resultados para que você possa ver o que está funcionando e ajustar sua estratégia de acordo.
6) Incentive a interação com o cliente. Uma das melhores maneiras de incentivar os clientes a comprarem de você é incentivando a interação com sua marca. Isso pode ser na forma de descontos, cupons ou até mesmo inscrevê-los em um concurso.
7) Use um apelo à ação forte: cada SMS deve ter uma chamada à ação (CTA) clara que diga ao cliente o que você quer que ele faça a seguir. Seja visitando seu site, ligando para sua loja ou chegando para marcar uma consulta.
Veja também: Soluções Omnichannel: Voz e mensageria para otimizar a comunicação da sua empresa
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