Comunicação 5G: O Futuro da Conectividade Empresarial

A era da super comunicação está chegando e a tecnologia 5G será o principal fator transformador.

Está chegando o futuro da comunicação e, de fato, está bem mais próximo do que podemos imaginar. A principal questão em todo esse processo de transformação da atual maneira como utilizamos internet deve-se a um principal agente que, embora seu desenvolvimento tenha levado um certo tempo, acredita-se que logo após iniciar a sua operação, levaremos um tempo bem reduzido para a adaptação. Estamos falando da Conectividade 5G, a evolução de do antigo sinal 4g.

Ao falarmos que todo esse processo de mudança na comunicação e troca de dados depende exclusivamente de transferência de dados, principalmente quando muitos de nós ainda usamos a sua versão anterior, pode soar exagero, mas acredite, não é. A adesão de uma comunicação 5G realmente nos levará a um novo status social onde haverá uma instantaneidade como nunca vista, além da possibilidade de criarmos links em qualquer parte do mundo.

O que é o 5G, a quinta geração de tecnologia de comunicação

Como já citado anteriormente, a tecnologia 5G representa a quinta geração de transmissão de dados que as empresas de telecomunicações fornecem para dispositivos móveis e residenciais. Oficialmente, o início do uso dessa inovação foi em 2018, e a partir daí, passando a ser um substituto gradual da sua versão anterior. Mas para ser considerado algo novo precisa entregar mais e melhor do que o já conhecido 4G que estamos muito bem acostumados. E é isso que esta novidade se propõe a fazer com o seu lançamento. Atualmente, já existem empresas que disponibilizam o sinal tanto para seus clientes e praticamente todas as fabricantes de celulares já implantaram os receptores em seus novos aparelhos.

A principal característica que faz com que o sinal 5G seja muito a frente da versão anterior é a velocidade de latência reduzida, chegando a registar milissegundos. Por si só isso já representa um avanço tecnológico, ou seja, com uma entrega e troca de dados mais rápida, a comunicação passa a ser instantânea de verdade. Outra questão impressionante a respeito da tecnologia é o fato dela ser 10 vezes mais rápida. Enquanto o 4G alcança 450 Mbps, a 5G registra de 10 a 20 Bbps. Uma verdadeira revolução para toda a população global.

Quais as vantagens competitivas do 5G para empresas?

Quando falamos em como a tecnologia 5G pode beneficiar negócios, o primeiro ponto que podemos pensar é em eficiência empresarial. Com uma internet mais rápida e que, em breve, chegará em lugares mais remotos, o atendimento e prestação de serviços ficará mais assertivo. A inovação em si, além de representar um longo passo em direção uma verdadeira transformação digital para todos, nos leva a um caminho de muitas possibilidades.

Comunicação empresarial vai muito além da forma como as tratativas e transferência de dados acontecem internamente. Se o seu negócio é uma prestadora de serviços ou comercializa um produto, um canal de comunicação para atendimento ao cliente será necessário e nada melhor dele ser rápido e extremamente eficiente. Isso nos leva a outro ponto: a experiência do cliente.

Os benefícios do 5G podem transformar a experiência do cliente.

Falar em jornada de compra ou de contratação de um serviço que você oferece, vai muito além de ter vendedores e atendentes qualificados. É um processo que envolve desde o momento em que um possível cliente será abordado por algum tipo de propaganda até o momento em que realmente fecha negócio. As oportunidades de negócios acontecem exatamente neste momento e velocidade é um fator determinante.

Soluções de comunicação associadas a uma tecnologia inovadora podem fazer deste processo muito mais efetivo e representar resultados realmente impressionantes em se tratando de atendimento e vendas. Proporcionar uma experiência satisfatória depende unicamente de comunicação entre cliente e empresa; por isso, é necessário, não apenas investir e incentivar a implementação do 5G, como também adotar políticas, processos e ferramentas facilitadoras.

Compartilhe em suas redes sociais