WhatsApp Business API: Uma Visão Detalhada sobre Recursos e Custo

Conheça as principais funções da ferramenta que está ganhando cada vez mais usuários entre empresas

Se você chegou a este artigo, provavelmente já conhece o WhatsApp Business ou até mesmo faz uso dessa ferramenta. Para quem ainda não conhece, esta versão do aplicativo, hoje utilizado por mais de 1 bilhão de pessoas, foi desenvolvida especialmente para atender algumas necessidades de empresários e comerciantes que usam o App como o seu principal veículo de comunicação com o cliente. 

Criado em 2018 após intensas pesquisas dos seus fundadores ao longo dos anos, foi notado que o WhatsApp servia como um canal direto entre empresa e compradores, viu aí não apenas uma necessidade de uma otimização específica, mas também atender uma necessidade do mercado. Com funções específicas, esta versão do aplicativo oferece funcionalidades práticas e de fácil programação, como respostas automáticas, mensagens rápidas, criar catálogos e um perfil mais completo do negócio. Mas há quem precise de mais. 

API Wahstapp Business e funções específicas

A alternativa acima se trata da versão gratuita da ferramenta. Ótimo, não é mesmo? Perfeita para pequenos empresários que possuem um fluxo menor de atendimento via Whatsapp. Mas digamos que o seu negócio seja de médio ou grande porte e a quantidade de contatos com clientes é maior. É claro que ninguém fica de fora quando o assunto é inovação.

Pensando justamente em como empresas deste tipo possuem necessidades específicas neste caso, o Meta, com a versão gratuita do aplicativo, lançou também a disponibilidade da ferramenta API. É aqui que se encontram as funcionalidades mais específicas que garantem um atendimento diferenciado que médios e grandes negócios precisam.

Mas o que faz dele diferenciado do anterior?

As principais funcionalidades e vantagens do WhatsApp Business API

Atendimento online vai muito além de resolver problemas pelo SAC. Uma boa execução da prestação de serviço neste momento é um grande fator que alavanca suas possibilidades de realizar mais vendas. É exatamente neste ponto que a plataforma pega para empresas que possuem uma grande demanda de atendimento. Suas funcionalidades são mais específicas e permitem criar todo um universo dentro do próprio WhatsApp Business. 

Imagine uma extensão do site da sua empresa, mas em um aplicativo de relacionamento.

Se você pensou em Facebook e Instagram, provavelmente nunca imaginou as reais possibilidades de crescimento e otimização que sua equipe de vendas terá ao realizar a contratação da ferramente. Sim, ela é paga! Mas falaremos disso em breve. Primeiramente, vamos conhecer suas principais vantagens. 

  1. Perfil Comercial Verificado: É como uma loja dentro do aplicativo! Coloque todas as informações corporativas referentes ao seu negócio;
  2. Acessos múltiplos: Mais de um funcionário tem acesso ao mesmo perfil, facilitando em muito o atendimento em casos de excesso de mensagens;
  3. Disparo em massa: Envie mensagens para quantos contatos quiser sem bloqueios por spam. Ideal para quem possui muitas listas de transmissão
  4. Gerenciamento de vários números: Quanto mais, melhor! Coloque diversos números e aumente significativamente as operações de atendimento;
  5. Integrações com softwares e extensões: faça aprimoramentos no WhatsApp Business com novas ferramentas otimizadoras.
  6. Criação e automação de chatbots: Receber o cliente com todos os seus dados é ótimo, não é? Configurando um Chatbot para qualificação de informações, o atendimento é muito mais rápido e assertivo. 

Fora os benefícios citados acima, o Meta, detentor da plataforma, existe a diversas possibilidades de automação que podem ser realizadas. Como o aplicativo não entende a sua funcionalidade por mensagens, mas sim por conversas, estas acabam por ser categorizadas em 4 estilos e com especificações diferentes. O motivo de haver este tipo de segmentação está relacionado diretamente as formas como cada negócio entende e estabelece o seu processo de comunicação com o cliente e a partir daí chegamos a cobrança do serviço e distinção de planos para cada um. 

Atualmente as classificações de conversas são:

  • Serviço: Conversas iniciadas por clientes, sendo para suporte ou compras
  • Ações: Conversas iniciadas pela empresa para acompanhamento. Ex: Um cliente realiza uma compra e logo em seguida recebe código de rastreio e atualizações sobre o envio;
  • Autenticação: Conversas iniciadas pela empresa a fim de autenticar os dados dos clientes, os famosos códigos de validação;
  • Marketing: Conversas iniciadas pela empresa a fim de divulgações e ações promocionais

Falamos muito, mas quanto a sua precificação?

Precificação para os serviços do WhatsApp Business API

Agora o assunto mais esperado por nossos leitores. Afinal, qual o preço para a manutenção desta ferramenta para o seu negócio? 

Como falamos anteriormente, os próprios desenvolvedores criaram formas de classificação e sua própria maneira de metrificar o fluxo de mensagens no aplicativo. Sua cobrança em si não é feita pelo número de mensagens, afinal, isto seria impossível de quantificar de fato, por isso, é realizado por conversas abertas. 

Com uma atualização realizada em 2023, os preços dos planos para cada categoria seguem da seguinte forma:

  • Conversa de utilidade: US$ 0,0350 
  • Conversa de autenticação: US$ 0,0315
  • Conversa de marketing: US$ 0,0625
  • Conversa de serviço: US$ 0,0300

A cobrança é feita em dólar e sem previsão para acontecer no real brasileiro. Embora já exista em outras moedas, ainda não há uma discussão ou posicionamento a respeito de uma adequação a nossa moeda. Mas não precisa repensar ou desistir do WhatsApp Business API! Embora pareça um tanto quanto fora de mão efetuar pagamentos em dólar, o custo-benefício é muito maior ao vermos o resultado que isso trará para empresas com grande fluxo de atendimento online. 

Tempos de tecnologia e urgência de respostas

Em tempos de comunicação rápida, estar munido da tecnologia é um fator essencial para ser um destaque entre os demais.  Cada vez mais pessoas vem preferindo atendimentos online por chatbots via Whatsapp do que passar por horas no telefone tentando ser atendido por uma pessoa. Convenhamos, embora estejamos em 2024, as URAs, Unidades de resposta audível, não acompanharam muito bem as necessidades dos clientes, transformando o simples ato de tirar uma dúvida ou pedir segunda via uma verdadeira luta.

Atendimento ao cliente rápido e eficiente é um diferencial que empresas começaram a investir nos últimos anos e vem tomando um espaço muito além do imaginado. A adaptação desta ferramenta no cotidiano da equipe de vendas, de fato, pode ser considerado um avanço, porém, isso só de dá caso a sua programação e otimização sejam realizadas conforme a sua clientela. 

É essencial conhecer e ouvir o seu público para entendê-lo de verdade.

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