5 benefícios do PABX virtual para a comunicação da sua empresa

Já ouviu falar em PABX virtual? Ainda não? Então fique sabendo que ele é uma excelente opção para as empresas que querem modernizar os equipamentos tradicionais de telefonia. 

Um dos grandes aliados da gestão de telecomunicações, o PABX virtual é uma inovação que veio para mudar a comunicação telefônica corporativa. Com base em soluções inteligentes e integradas, ele otimiza os processos e proporciona maior eficiência.

O PABX é uma central telefônica que conecta as linhas da operadora à rede de agências privadas de uma empresa, permitindo que instituições tenham suas próprias redes telefônicas privadas, que podem ser conectadas à rede telefônica pública.

Se o PABX tradicional já ajudou muito a comunicação no ambiente corporativo, o PABX virtual pode ajudar muito mais, por contar com as facilidades da tecnologia em nuvem.

Afinal, o que é um PABX virtual?

O PABX virtual funciona como um sistema telefônico na nuvem. Em outras palavras, esse centro, também conhecido como PABX na nuvem, distribui um único número VoIP para vários ramais.

Ou seja, as empresas que querem – ou precisam – se modernizar acabam podendo substituir uma quantidade excedente de aparelhos físicos por uma única ferramenta de telefonia que pode ser acessada por meio da internet, a qualquer hora e lugar.

No geral, o sistema virtual de PABX funciona de forma totalmente digital, seguindo o conceito de cloud computing e fornece o serviço no modo SaaS. Como resultado, as empresas não precisam mais depender de centrais telefônicas físicas. O sistema de comunicação se torna muito mais prático, flexível e econômico..

Isso permite que as empresas controlem e expandam melhor a comunicação telefônica com clientes, fornecedores e funcionários.

Além de facilitar o atendimento ao cliente, esse tipo de solução também melhora a interação e, até mesmo, a integração entre seus times e seus colaboradores. 

Afinal, se o sucesso de um call center ou de uma empresa de qualquer outro segmento depende dos seus funcionários, é fundamental que estes estejam alinhados. 

E isso só acontece quando eles têm equipamentos, soluções, materiais e condições que ajudem os a deixar os objetivos, os discursos e as mensagens claros para todos.

Quer saber como? Então continue a leitura e confira todos os benefícios e vantagens que só o uso do PABX virtual podem garantir para a comunicação da sua empresa.

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Quais são os 5 tipos de PABX?

Veja a seguir quais são os tipos de PABX disponíveis hoje no mercado e suas características.

  1. Analógico

É projetado para funcionar com telefones fixos regulares de operadoras de telefonia fixa. Os ramais não têm nenhum recurso especial e são apenas para uso básico. Podem possuir URA tradicionais e  ainda são vendidos amplamente, especialmente para empresas que não precisam de muitos recursos. No entanto, eles custam mais.

  1. Digital

É mais avançado do que o analógico, pois possui recursos mais inovadores e melhor qualidade de voz, como a eliminação de ruídos. Possui DDR (discagem direta para ramal), aumento do volume da ligação e pode se conectar a linhas fixas e troncos digitais (E1 – tubo de passagem de até 30 diferentes linhas telefônicas).

  1. Híbrido

Combina os melhores recursos analógicos e digitais e também implementa a tecnologia VOIP (voz sobre IP), que possibilita a conexão de filiais sem nenhum custo.  Com ele é possível implementar linhas fixas (ou E1) e números VOIP. Além disso, o PBAX híbrido determina a rota de menor custo para as chamadas, dependendo de cada tipo. Muito indicado para empresas que tem linha analógica, mas querem utilizar VOIP. 

  1. VOIP (IP)

É mais complexo e moderno porque tem mais recursos disponíveis, como o gravador. Ele funciona como um provedor e pode receber chamadas digitais ou junções E1 com módulos específicos. É mais caro que o analógico e o digital. Ele foi projetado apenas para funcionar com linhas operadoras de VOIP.

  1. Virtual

Como falamos anteriormente, essa é a opção moderna atualmente. É VOIP e permite uso de ramais virtuais em qualquer dispositivo com acesso a internet, de qualquer lugar do mundo. Não há necessidade de instalação física desse equipamento dentro da empresa, pois pode ser usado por meio de softwares instalados em computadores, tablets, smartphones e celulares. 

Quanto custa um PABX virtual?

O preço do PABX é bem acessível a todas as empresas, independente do tamanho e do porte. A melhor forma de implementar um PABX virtual em sua empresa é aderindo à telefonia Voip. Nesse caso, basta escolher um plano Voip que já vem com um PABX integrado.

Por ser uma solução em nuvem, os encargos pertencem ao provedor. Isso quer dizer que atualizações, manutenções, monitoramento e conservação geral não são responsabilidade sua, o que ajuda bastante na economia de dinheiro, tempo e esforços adicionais.

A nossa principal dica é: procure por empresas que oferecem planos ilimitados, com custos baixos de adesão e aparelhos de qualidade para garantir o bom funcionamento do seu PABX em nuvem. 

Qual a melhor empresa de PABX virtual?

Se sua empresa está procurando maneiras de melhorar a produtividade e a comunicação, contratar uma das melhores empresas virtuais de PABX do Brasil é uma ótima opção. O software de PABX virtual é conhecido por ser otimizado e econômico, além de fornecer resultados de alta qualidade.

Ao contratar um dos melhores provedores de PBX na nuvem, sua empresa pode garantir chamadas seguras entre funcionários, clientes e fornecedores. Por isso, é importante escolher uma empresa de confiança que ofereça os melhores benefícios.

Escolher o seu fornecedor de serviço de telefonia não é uma tarefa tão simples quanto parece e para garantir que você tomará a decisão correta, pense nas principais necessidades da sua empresa e siga as recomendações básicas para ter certeza que será um investimento assertivo.

Outra dica importante é: busque por empresas que se importam com os clientes e possam demonstrar os vários benefícios que a integração dos serviços de telefonia com mobilidade e mais tecnologia poderão trazer para o seu negócio. 

5 benefícios do PABX virtual para a sua comunicação 

Veja como essa tecnologia pode apoiar, suportar, ampliar e personalizar o seu negócio:

Reduz os custos

Um dos benefícios mais interessantes é o baixo custo de implementação e manutenção. 

Os sistemas tradicionais de PABX exigem um investimento inicial em uma central telefônica, além de custos adicionais de instalação e vários outros recursos. Em contraste, com um modelo de PABX virtual, uma empresa paga apenas pelos serviços que usa, como um sistema de Internet e VoIP. 

É possível aproveitar a estrutura já existente dos computadores, sejam eles pontos de rede físicos ou acessos via Wi-Fi.

Chega de perder tempo e dinheiro, com PABX virtual você pode fazer videoconferências e atendimentos remotos, facilitando a comunicação entre os colaboradores e clientes. 

Potencializa a produtividade

Steve Jobs, empresário e fundador da Apple dizia: “Você não pode impor a produtividade, você deve fornecer as ferramentas para permitir que as pessoas se transformem no seu melhor.”

Com o PABX virtual você fornece ao seu time tecnologia suficiente para ser mais produtivo, facilitando o trabalho e aumentando os lucros.

Se os seus times não precisam mais se deslocar e podem se conectarem a qualquer momento, logo a produtividade deles também é potencializada, uma vez que as equipes podem resolver os problemas rapidamente, independentemente de onde estiverem.

Diminui a necessidade de equipamentos


É muito fácil adicionar novas soluções a um PABX na nuvem. Você não precisa de novas licenças ou equipamentos. E por estar na nuvem, a empresa pode se expandir sem limitações. Por exemplo, um sistema de 10 telefones pode ser escalado e expandido para mais de 1.000 telefones.

Afinal, o PABX virtual só precisa de um dispositivo conectado à internet para funcionar. O que também ajuda a reduzir os gastos com equipamentos e manutenções.

Maior autonomia

Por unificar tantas funcionalidades em uma única solução, o PABX virtual confere um maior grau de autonomia para os times da sua empresa. Os próprios colaboradores podem gerenciar suas carteiras de clientes, fazer alterações na URA, cuidar dos seus atendimentos e, é claro, controlar seus indicadores de desempenho.

O que nos faz pensar também na mobilidade. Como funcionam por meio de aplicativos e software, as extensões podem ser conectadas a equipamentos em qualquer lugar do mundo. Isso significa que os funcionários da empresa podem trabalhar no Home Office com a mesma excelência das atividades realizadas na empresa.

Tomada de decisão

O gestor pode tomar decisões mais assertivas por meio dos recursos fornecidos pelo PABX virtual, algo crucial no mundo competitivo em que vivemos. Isso inclui analisar a qualidade do atendimento ao cliente, verificar o trabalho realizado pelos funcionários e identificar despesas desnecessárias. 

Além disso, é possível se manter informado e atualizado sobre as últimas notícias e desenvolvimentos da empresa por meio das funcionalidades do PABX, como a integração com seu CRM, auxiliando a captar melhor os consumidores e a compreender dados importantes e o acesso a relatórios detalhados e sob vários pontos de vista, essenciais para compreender erros e falhas e trabalhar nos ajustes deles.

Viu só? Vantagens não faltam, não é mesmo? E a sua empresa só tende a ganhar adotando essa tecnologia que facilita o dia a dia e integra todas as operações.

Conheça mais sobre o nosso PABX VIRTUAL e caso precise, entre em contato conosco!

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