PABX em nuvem: como essa tecnologia pode ajudar um call center?

Em um mercado altamente competitivo, a satisfação do consumidor é, sem dúvidas, um aspecto prioritário e, nesse sentido, fornecer as melhores ferramentas para otimizar o seu call center é algo fundamental. Por isso, hoje, vamos te apresentar o PABX em nuvem.

Para aqueles que não sabem, o PABX em nuvem tem tudo o que um call center precisa para operar com qualidade e eficiência: DAC, URA e discador automático. Ele também permite gravar todas as chamadas feitas e recebidas, além de possibilitar a captura de tela.

Vale ressaltar ainda que as centrais de atendimento são indispensáveis para as empresas e os seus clientes. Ou seja, otimizar os processos do seu call center não é mais um diferencial, mas sim um requisito mínimo para se manter em alto nível no mercado.

E a telefonia em nuvem chegou, justamente, para resolver esse problema e aumentar sua produtividade, sendo a chave para se ter um sistema de comunicação eficiente.

Ficou interessado em aplicar esse recurso no seu negócio? Então continue a leitura e descubra todos os benefícios que o PABX em nuvem pode oferecer.

O que é o PABX em nuvem

Os sistemas de centrais telefônicas no geral são bastante utilizados em escritórios, hospitais, clínicas e calls centers, servindo para gerenciar ligações, distribuir chamadas em ramais e conectar setores. Assim, a comunicação corporativa é otimizada como um todo.

Mas com o avanço da tecnologia, a telefonia em nuvem chegou para facilitar esse processo.

Sendo uma central que fica hospedada em servidores da internet e seguindo a tendência de outros sistemas que deixaram de ser analógicos migraram para a praticidade do digital.

No caso da telefonia, a tecnologia que proporciona isso é o VoIP (uma sigla em inglês para voz sobre protocolo de internet). Ela funciona da seguinte forma: a voz é basicamente convertida em pacotes de dados que são transmitidos de um ponto para o outro.

Já no que se refere ao sistema PABX em nuvem, por exemplo, ao invés de ficar hospedado em servidores da empresa, utilizando softwares instalados nos computadores, ele fica armazenado na nuvem, podendo ser acessado pela internet, a qualquer hora ou lugar.

Mas qual é o melhor PABX para call center?

Para avaliar isso, é preciso levar em consideração alguns pontos:

  • Treinamento prévio dos colaboradores para lidar com a tecnologia implementada;
  • Lista de contatos que precisa estar de acordo com a proposta do do call center;
  • Facilidade de mudança no mailing, para inclusão ou exclusão de contatos;

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Também é importante pensar no ramo de atuação da sua empresa, pois cada um terá um discador específico e ideal para o seu negócio. Dentre os tipos de discadores, temos:

Discador preditivo

É dotado de inteligência artificial apta a realizar cálculos que ajudam a prever quando a chamada de atendimento será encerrada. Isso o possibilita fazer várias ligações segundos antes do operador ficar disponível, encaminhando-as para os atendentes adequados.

Discador progressivo

Esse tipo de discador automático é ideal para os call centers que precisam fazer as discagens apenas quando já há um agente disponível para atendimento.

Discador inteligente

Esse discador tem uma atuação passiva e registra o número de pessoas que solicitam o contato da empresa. Assim o sistema informa ao consumidor que a chamada será retornada e o discador liga somente para os números que estão nessa condição.

Discador overdialing

Esse sistema de call center é ideal para o gestor que prefere ter controle das ligações, pois é possível configurar quantas chamadas podem ser feitas simultaneamente.

Discador agentless

Aqui o gestor insere os números que devem ser discados e, assim que a chamada é atendida, a URA (unidade de reconhecimento audível) inicia uma gravação pré-programada. Na chamada gravada são informados, entre outras coisas, o motivo do contato, a identificação da empresa e todas as opções complementares ao atendimento.

Vantagens de contratar um PABX em nuvem

Entre as vantagens de ser ter um PABX em nuvem, podemos citar:

Redução de custos

Como não é necessário montar uma grande estrutura de serviço, o investimento inicial em um PABX em nuvem é muito baixo e rentável. Além disso,  as chamadas VoIP costumam ter um custo menor, principalmente se tratando de longas distâncias.

Integração e flexibilidade

As vantagens de um PABX em nuvem abrange qualquer tipo de empresa. As menores, por exemplo, vão se beneficiar da implementação de baixo custo, fácil instalação e possibilidade de expansão sem altos investimentos. Já as grandes empresas, por outro lado, irão contar com recursos de gerenciamento de ponta e integração aos sistemas já utilizados, como o CRM ou HelpDesk, o que leva a um aumento da produtividade.

Fácil configuração e instalação

O PABX em nuvem conta com uma tecnologia plug-and-play, que precisa apenas ser conectada para ser usada. De forma simples e fácil, ele permite adicionar e alterar ramais sem passar cabos, por exemplo. O que facilita o dia a dia de um call center.

Melhor qualidade de voz

Utilizando uma rede IP e conexão com a internet para fazer o tráfego de voz, o PABX em nuvem conta com mais qualidade nas chamadas do que os sistemas analógicos.

Modernidade e praticidade

Como dito anteriormente, o PABX em nuvem tem tudo o que um call center precisa para operar: DAC, URA e discador automático. Sendo possível, também, gravar todas as chamadas recebidas e originadas, bem como fazer a captura de tela.

Outra funcionalidade é o correio de voz na web, onde cada ramal possui uma caixa postal com mensagem personalizada para receber recados quando estiver ocupado.

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