Segurança em telefonia: como proteger suas comunicações contra ameaças cibernéticas

As empresas estão cada vez mais conectadas, seja por meio da telefonia VoIP ou por intermédio dos chatbots, tornando a segurança em telefonia um assunto essencial.  

Seja para interligar diferentes plantas e escritórios, integrar colaboradores em trabalho remoto ou atender públicos externos, a comunicação é primordial para o trabalho funcionar. E assim como acontece com toda tecnologia, é fundamental ter atenção à cibersegurança. 

No entanto vale lembrar que a comunicação digital não é novidade, por isso as boas práticas para se prevenir de riscos já foram mapeadas e consolidadas. Neste artigo, apresentamos os ataques mais comuns e as soluções que podem ser adotadas para reduzir riscos. 

Confira e saiba como alavancar a segurança em telefonia da sua empresa! 

Segurança em telefonia e os riscos mais comuns

Quando se trata de segurança em telefonia, destacam-se  dois ataques mais comuns: os ataques que geram indisponibilidade dos serviços, e o chamado eavesdropping, ou espionagem, que envolve o acesso a dados confidenciais de seus clientes e colaboradores.

Vale lembrar que ambas as táticas são adotadas por pessoas mal intencionadas, que podem prejudicar a operação e comprometer a comunicação e os serviços da sua empresa.

Veja a seguir os principais pontos de atenção:

Rede unificada

A telefonia VoIP usa a mesma infraestrutura de rede para trafegar tanto dados como voz e vídeo. Isso pode aumentar a vulnerabilidade, sendo necessário, portanto, reforçar os protocolos de segurança, bem como o uso de senhas e criptografias.

Ataques direcionados à segurança em telefonia 

Com o aumento de golpes, os ataques à rede de uma empresa podem gerar um efeito cascata. Os fraudadores podem usar uma porta de entrada e acabar acessando outros conjuntos de dados. Para evitar esse tipo de problema, é recomendável usar sistemas de segurança específicos para tráfego e contar com ferramentas que possam te ajudar nesse processo.

Roubo de identidade

Seja por meio de vazamentos ou por invasões, pessoas mal intencionadas podem obter os dados de acesso legítimos de colaboradores da empresa, gerando sérias vulnerabilidades. A prevenção a isso, envolve o incentivo ao uso de senhas fortes, autenticação em dois fatores e outras iniciativas, que também podem ser adotadas nos sistemas de telefonia.

Como o PABX Virtual protege os dados da sua empresa? 

Segundo um estudo realizado pela Adobe, onde foram entrevistados em torno de 6.000 consumidores, a maior parte do público demonstra-se preocupado com o uso dos seus dados por parte das empresas, pois não sabem como os negócios estão usando as suas informações. 

Além disso, os consumidores afirmam que têm a intenção de parar de comprar de marcas que armazenam e manipulam os seus dados de forma inadequada. Isto demonstra a seriedade da segurança da informação e o quanto ela deve ser levada em consideração pela sua empresa.

O PABX Virtual VoxFree é um dos programas que podem auxiliar na proteção de dados do seu negócio. São muitos os sistemas utilizados na gestão de uma marca, desde ferramentas específicas para a proteção de informações, até outros programas que são usados para diferentes fins, como o Discador Virtual VoxFree, mas que também têm acesso a dados. 

Por isso, quando falamos de segurança em telefonia, é indispensável rever todos os sistemas, atualizando e monitorando de forma constante as ferramentas que você utiliza no seu processo de trabalho. O PABX Virtual, por exemplo, é um software de telefonia fixa, armazenado em nuvem, que consegue auxiliar o seu negócio na segurança de dados. 

A tecnologia em nuvem traz o benefício de ter um nível de segurança maior. Em serviços como o do PABX Virtual, a criptografia de ponta a ponta consegue ser implementada e os backups são regulares e automáticos, assim como as atualizações de sistemas necessárias.

Que soluções podem ser adotadas para segurança em telefonia?

As soluções Voxfree contam com funcionalidades que visam coletar uma ampla variedade de dados dos usuários, incluindo informações de contato, histórico de chamadas, registros de mensagens, dados de localização e padrões de uso de serviços de comunicação.  

Assim, ajudamos empresas a otimizar seus processos em diversas finalidades, como uma melhor prestação de serviços, gerenciamento de rede e melhoria da experiência do usuário.

No entanto, compreendemos a importância da privacidade e segurança desses dados, oferecendo ferramentas eficientes e, acima de tudo, confiáveis para a sua empresa.

Nossas soluções incluem: 

  • Criptografia e segurança em telefonia de ponta;
  • Uso de senhas fortes e autenticação em dois fatores; 
  • Registro e monitoramento de atividades
  • Relatórios que podem apontar comportamentos maliciosos.
  • E muito mais!

Fale conosco e descubra soluções seguras para o seu negócio!

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