Você sabia que investir na tecnologia VoIP é uma ótima alternativa para a redução de custos? Nesse post, por exemplo, você vai entender como essa ferramenta funciona e porque ela pode ser uma boa solução para todos os tipos de empresas.
Para aqueles que ainda não sabem, a sigla VoIP significa Voice Over Internet Protocol, e a sua função é facilitar a comunicação das empresas, sobretudo quando o assunto é telefonia. Afinal, trata-se de uma tecnologia que permite a transmissão da chamada por voz como pacote de dados digitais através de um equipamento IP, usando apenas a internet.
Além disso, vale ressaltar que a tecnologia VoIP é escalável de acordo com o crescimento dos seu negócio e pode ser integrada com outras ferramentas que você já utiliza na sua empresa, como o PABX virtual ou discador automático, por exemplo.
Além disso, o sistema em nuvem usa a internet já existente no local onde você trabalha, então não é necessário investimentos em novas estruturas ou aparelhos físicos de PABX. Por fim, a telefonia VoIP pode ser usada por meio de softphone, aplicativo em dispositivos móveis, telefone IP, SIP Trunk ou ATA (adaptador telefônico analógico).
Vale ressaltar ainda que nos últimos anos, essa tecnologia ganhou visibilidade e começou a ser usada em muitas empresas, desde as pequenas até as maiores. Isso porque todos os empresários estão sempre em busca da mesma coisa: agilidade e redução de custos.
Mas por que utilizar a tecnologia VoIP?
A conta de telefone é um dos itens mais importantes na lista de gastos de uma empresa.
E conforme ela cresce, maior pode ser o gasto, e consequentemente, prejudicar os lucros do seu negócio. Por isso que a tecnologia VoIP pode ser uma ótima solução para as empresas, principalmente porque esse serviço não é caro, pelo contrário, ele é escalável.
Como o VoIP permite que as chamadas sejam feitas e recebidas pela internet, a tarifação dos minutos das ligações por VoIP podem ser até 60% mais baratas do que as cobradas pelas operadoras de telefonia tradicional. Além disso, ela requer poucos equipamentos e possuir uma manutenção mais em conta e sem a necessidade de de esforços constantes.
E como funcionam as tarifas VoIP?
São diversas opções disponíveis de tarifas VoIP para que você escolha o que for melhor para a sua empresa entre pacotes pré definidos ou personalizados por minutos, o que garante uma tarifação ainda menor e mais adequada para realidade do seu negócio.
A diferença dos planos está principalmente na quantidade de chamadas que podem ser feitas simultaneamente e o valor da tarifa. E assim, a cada mês, o seu plano é renovado.
Com o VoIP, as tarifas são geradas de acordo com os minutos de ligação, ou seja, centavos por minuto. Aqui no Brasil temos um tempo mínimo de chamada para tarifação mínima que é de meio minuto. Isso significa que mesmo que a conversa dure menos de 30 segundos, será cobrada a menor tarifa possível, que equivale a metade da tarifação de um minuto.
Ficou confuso? Então vamos por parte:
Para facilitar, imagine, por exemplo, que para cada um minuto de ligação, a tarifa seja de R$0,10 centavos. E que a sua ligação durou apenas 20 segundos.
- A sua ligação vai entrar na regra de tempo mínimo de 30 segundos.
- Se um minuto de ligação custa R$0,10 centavos, e a sua chamada vai ser considerada como meio minuto, o valor será de meia tarifa, ou seja R$0,05 centavos.
- Isso significa que essa chamada será cobrada pelo valor mínimo de tarifa, assim como qualquer outra chamada que dure 30 segundos ou menos.
No caso da chamada durar mais de 30 segundos, será adicionado gradativamente o valor restante da tarifa do minuto (que no nosso exemplo, seria R$0,05 centavos).
Além disso, como o VoIP permite que a sua empresa realize ligações através de conexão com a internet, não existe diferença de valor de tarifa, mesmo que você precise fazer uma chamada de longa distância. A tarifa é apenas uma, independente da localidade.
E se você precisar entrar em contato com sua filial de outro país, essa tecnologia torna isso mais fácil e sem nenhum custo quando realizadas usando os ramais de comunicação VoIP.
Fácil de pagar, fácil de usar
Assim como a sua fácil instalação, a manutenção da telefonia VoIP também é facilitada.
Com o seu funcionamento através de software, as atualizações necessárias podem ser feitas através da Internet. Sem a utilização de aparelhos telefônicos específicos.
E a sua possível integração com as demais ferramentas usadas na gestão e operação de um negócio, não só otimizam, como proporcionam mais qualidade ao trabalho.
Se a sua empresa disponibiliza mais de um canal de atendimento ao cliente, por exemplo, ao integrar os seus sistemas, fica muito mais fácil para o colaborador ter em mãos todas as informações do cliente, independente por qual meio de contato ele foi atendido.
Essa preocupação com a experiência do consumidor é um grande diferencial na hora da fidelização de clientes e pode resultar em um feedback positivo, o que contribui para a captação de leads. O investimento no processo de comunicação de uma empresa é importante, pois ele é a porta de entrada e a permanência do público com você!
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