Muitas empresas apresentam uma certa dificuldade em analisar os resultados do marketing e do atendimento feitos por telefone. Isso se dá devido à falta de recursos capazes de mensurar informações muito importantes sobre quem está ligando e como essas pessoas encontraram sua empresa.
Por isso existem ferramentas de Call Tracking, que podem ser grandes aliadas para obter tais dados e te ajudar a traçar novos planos, objetivos e estratégias para o seu negócio. Se suas campanhas de marketing envolvem geração de leads e vendas por telefone, essa é a solução ideal para entender a efetividade de cada ação e os pontos que podem ser melhorados.
Neste artigo, você vai entender como o sistema de Call Tracking pode ajudar sua empresa a comprovar a efetividade de campanhas de mídia na geração de leads e vendas por meio de ligações telefônicas. Continue lendo para conferir!
Afinal, o que é Call Tracking?
Com certeza você ficou com essa dúvida ao começar a ler esse artigo, mas não se preocupe, vamos explicar agora mesmo.
Chamado de “Google Analytics do telefone”, o Call Tracking é uma ferramenta de mensuração que vem ganhando muito espaço no mercado e se tornou extremamente importante para agências e empresas que possuem um olhar mais analítico.
O sistema objetiva que as equipes de marketing e vendas possam determinar a efetividade dos canais usados em cada campanha e medir quais deles geraram mais ligações recebidas. Funciona como um tipo de código UTM, que é usado nos links para diferenciar o canal pelo qual o usuário teve acesso ao seu número de telefone.
Como o Call Tracking funciona?
O sistema de Call Tracking atribui números virtuais diferentes para os diferentes meios usados nas suas campanhas, ou seja, quando o usuário liga para um desses números, é transferido para o telefone principal para fazer o contato, porém, o sistema registra qual foi o número atribuído que deu origem à ligação correspondente ao canal de marketing digital usado, como redes sociais, blog posts, e-mail marketing, anúncios e muito mais.
O software também grava as chamadas recebidas em MP3, o que contribui na análise do atendimento feito, na identificação de falhas e na compreensão das demandas dos consumidores. O painel com a visão do número de ligações e suas origens é um outro recurso super interessante.
Além disso, o sistema captura os números chamados, calcula o tempo médio das ligações e envia SMS ou e-mails automaticamente para as chamadas que não foram atendidas, também pode ser anexado a sistemas de CRM, Google AdWords e Analytics.
Opções como o click to call permitem que consumidores entrem em contato de forma rápida, com apenas um clique, para saber sobre o produto ou serviço que desejarem por meio de anúncios do Google Ads, Facebook Ads, no contato via Google Meu Negócio e site.
Benefícios de usar o Call Tracking
Na sua empresa, quantas ligações você recebe que acabam em vendas ou negócios fechados? E por meio de quais campanhas de marketing esses clientes chegam até você? Essas perguntas são muito pertinentes para que a gente reflita sobre a importância do call tracking como aliado nas tomadas de decisões estratégicas.
Como benefícios de contratar os serviços de Call Tracking, podemos citar os seguintes:
- Analisar o desempenho das equipes de Marketing → Sua equipe saberá no que está acertando e no que está errando;
- Facilita a mensuração do ROI;
- Economia de custos → O dinheiro é direcionado para onde faz a empresa lucrar.
- Praticidade e rapidez no atendimento → O cliente vai ser respondido assim que efetuar a ligação e a chance de transformar as ligações em vendas se tornam mais altas.
Como a VoxFree pode te ajudar
A VoxFree oferece as melhores soluções de telefonia para o seu negócio e o Call Tracking não poderia ficar de fora do nosso portfólio de serviços. Quer melhorar ainda mais o atendimento aos seus clientes e garantir o sucesso da sua empresa? Conheça mais sobre o Call Tracker da VoxFree!